Estrutura e Funcionamento

Metodologia de ensino e Princípios do Curso:
O curso é realizado na modalidade a distância totalizando 380 horas distribuídas entre atividades a distância e presenciais.
As atividades envolvem a análise e autoria dos participantes individualmente e em grupo. A interação entre os participantes é estimulada através de chat, listas de discussão e fóruns, buscando estudar, discutir e analisar a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria e co-autoria em diferentes mídias.
A proposta metodológica de Especialização está de acordo com as orientações sugeridas pela SEED/MEC.
A FURG optou por uma estrutura curricular contemplando o estudo de todas as mídias (Informática, TV e Vídeo, Rádio e Material Impresso) priorizando o desenvolvimento de projetos que contemplem pelo menos duas mídias de modo integrado.
Para garantir que se estabeleça uma comunicação efetiva entre alunos, professores e tutores, o curso está organizado prevendo o desenvolvimento das atividades na modalidade a distância e presencias.
Considerando a especificidade que deve caracterizar um processo de formação, a organização curricular do Curso ora proposta orienta-se pelos seguintes princípios:

  •     Concepção do uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integradora, articulada, facilitando a sua apropriação como ferramentas de autoria e co-autoria, de forma integrada ao projeto pedagógico da escola de atuação do cursista;
  •     Integração das mídias e das tecnologias;
  •     Renovação das estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes linguagens de quatro mídias básicas: material impresso, TV e vídeo, rádio e informática;


Orientado por estes princípios, o Curso, aqui proposto, tem como finalidade de propiciar aos participantes:

  •     Conhecer as possibilidades de uso das diferentes Mídias, em uma perspectiva integradora e articulada em espaços multifuncionais;
  •     Compreender o panorama histórico-pedagógico do emprego das mídias na educação;
  •     Estabelecer relações entre o emprego de mídias e concepções do processo de ensino e aprendizagem;
  •     Realizar um trabalho de conclusão de emprego das mídias no processo educacional, de forma que conhecimentos científicos específicos adquiridos durante os ciclos possam realmente ser transformados em ações efetivas que permitam uma melhoria em sua prática docente.


No Curso, além do Coordenador Institucional, temos o Professor Responsável pelas disciplinas e também Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso que possua a devida qualificação pós-graduada, orientando no máximo oito (08) alunos. Finalizamos a equipe de orientação com o Tutor (formação mínima de Especialista), obedecendo a normatização proposta pela SEED/MEC de um (1) tutor para um grupo máximo de vinte e cinco (25) alunos e uma equipe de secretaria que atua junto a coordenação de pós-graduação.