Núcleo de Apoio ao Estudante – 2014

 

 

O Núcleo de Apoio ao Estudante, na Sead, tem a proposição de integrar os estudantes da Educação a Distância à Universidade, por meio da vivência acadêmica como parte da construção de um projeto pessoal e profissional, pela participação dos estudantes da EaD nos movimentos estudantis, de intercâmbio e de colaboração de caráter cultural, educacional, político, desportivo e social.
Nesse sentido, estamos ampliando e mediando a ação dos estudantes a partir da disponibilização das seguintes informações propostas pelo para os Estudantes em EaD:

 

•    Sistema da FURG, para estudantes

 

O “Sistema da FURG”, para estudantes, é uma ferramenta digital da universidade utilizada, principalmente, para divulgação de notas e solicitação de matrícula nas disciplinas ofertadas pelos cursos da instituição.
Além de acessar nota/frequência e, durante o período indicado, solicitar matrícula on-line, o sistema também disponibiliza outras funções, como: solicitar carteira do DCE(Diretório Central dos Estudantes), mudar senha, criar email, ver mini-histórico, etc.
É importante salientar que as solicitações de matrícula, via sistema, variam de acordo com as disciplinas e com a organização das mesmas pelas coordenações de seus respectivos cursos. O aluno deve informar-se sempre e antecipadamente sobre a oferta de vagas com o seu curso para evitar possíveis transtornos e até a perda da vaga na disciplina desejada.
Veja a seguir como acessar e utilizar o sistema da FURG:


1) Entre no site http://www.furg.br/.
2) Selecione a opção estudante, que está abaixo do título “Serviços”, no lado esquerdo do site. Apareceram algumas novas opções, selecione, então, a opção Notas.
3) Uma nova guia se abrirá. O site do sistema aparecerá e solicitará Usuário e Senha. Link: https://www.sistemas.furg.br/casca/aplicacoes/login/index.php. *Procure usar o navegador Google Chrome ou Firefox para facilitar o acesso.
4) Coloque seu número de matrícula, sua senha e o código solicitado. Caso seja seu primeiro acesso, coloque no lugar da senha seu CPF (sem ponto ou traço) ou sua data de nascimento (sem barras) se ainda não possuir CPF.
5) Se alguns dos dados estiver errado, o site zerará as informações e na parte superior surgirá o aviso “Erro”, com a informação de qual dado foi incorretamente informado. Caso não se lembre de sua senha, clique em “Esqueci minha senha”, na parte central do site perto do botão Acessar. Uma nova senha irá para o email que foi cadastrado em seu primeiro acesso.
6) Dentro do sistema você pode ver em quais disciplinas está matriculado, solicitar comprovante de matrícula, ver suas notas, frequência e também resultado final após o término do período da disciplina, entre outros, na opção Acadêmico : Aluno - Informações Acadêmicas
7) A opção SAVD (Avaliação Docente pelo Discente) permite que os discentes da universidade avaliem seus professores no período indicado.
8) A opção “Solicitação de Matrícula” é a última e os alunos devem acessá-la no período de rematrículas, que sempre é divulgado no site da universidade. Após solicitar a matrícula, o aluno deve conferir, na opção Resultado Final, em quais disciplinas foi, de fato, matriculado. Caso ocorra algum erro, o aluno deve procurar a coordenação de seu curso durante o período de acertos, para acertar qualquer problema.
9) Para Atualizar/alterar dados e/ ou senhas, tanto do sistema, como do email da FURG, deve-se ir em “Painel de Controle”, no lado direito do site.

 

•    Carteira do DCE/APG

 

As carteiras do DCE/APG têm por objetivo identificar os estudantes da FURG, além de garantir descontos em estabelecimentos conveniados e meia entrada em eventos culturais, cinema, etc. O DCE esclarece que:
Foi feita a defesa do direito a meia-entrada em eventos culturais. Em 2012, houve uma grande revolução no sistema: o estudante passou a solicitar a carteira pela internet, através do Sistema da FURG (o mesmo utilizado para conferir as notas e fazer a matricula). Com a mudança, além de se ter um posição ecologicamente correta, com o fim dos inúmeros papeis utilizados para a confecção, garantiu-se a segurança de todos os dados do estudante no documento. Também houve uma mudança no formato da Carteira do Estudante, que agora é um cartão. (DCE/FURG, 2013)
Para manter-se atualizado sobre as ações do DCE, saber quais estabelecimentos estão conveniados e integrar-se mais ao movimento que representa os estudantes de graduação da FURG, é importante que o discente entre no blog http://dcefurg.blogspot.com.br e também participe das ações promovidas pela entidade.
Para a solicitação das carteirinhas do DCE o acadêmico precisa seguir os seguintes passos:


1) Acessar o sistema da FURG, conforme foi explicado no item anterior.
2) Selecionar a opção DCE – Solicitação de carteira DCE, no canto superior da tela, ao lado de Acadêmico.
3) A opção Cadastro Carteira surgirá. Salientamos que os dados devem ser conferidos antes da confirmação. Caso algum dado esteja incorreto ou desatualizado, o aluno deverá ir até “Painel de Controle” para corrigir seus dados.
4) Uma foto atual e nítida deve ser carregada para a confecção da carteira
5) Após é só confirmar, clicando no botão “Registrar” e aguardar um email de confirmação enviado pelo sistema. Nesse email está o número do pedido,  ele deve ser guardado.
6) A mensagem “Cadastrado com sucesso” aparecerá. Para acompanhar a confecção da carteira, basta selecionar o número dela e clicar na imagem do olho, que está logo acima dos dados da carteira. Lembrando que é importante ter o número do pedido, caso haja qualquer contratempo.
7) Quando a carteira estiver pronta, um novo email é enviado ao aluno para informa-lo.


•    Carteira de Estudantes


Para a confecção da Carteira de Estudantes, a solicitação deve ser feita pelos alunos por meio do sistema da FURG <www.sistemas.furg.br>, pois é de responsabilidade do Diretório Central dos Estudantes ou da Associação de Pós-Graduandos confeccioná-la, para que, posteriormente, seja enviada ao Coordenador de curso.

 

•    Aluno Ouvinte/Especial


Conforme consulta a Diretoria de Pós-Graduação, os cursos Lato Sensu não acolhem estudantes em caráter especial por não ter a obrigatoriedade de reoferta anual (conforme Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, anexo nesse documento)

 

•    Concessão de Passagem Escolar


A concessão de passagem escolar (meia- passagem) para estudantes é regulamentada conforme as leis orgânicas municipais vigentes em cada cidade polo.
    Caso o estudante adquira este direito, deverá procurar seu Coordenador de Curso e solicitar que seja preenchido ao menos um turno/período de sua grade curricular, em seu comprovante de matrícula.
Após, duas cópias do comprovante de matrícula deverão ser impressas e assinadas pelo Coordenador de Curso e, posteriormente, deverão ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, a fim de receber a assinatura de referida Pró-Reitoria.  O encaminhamento dos comprovantes de matrícula dos alunos para a PRAE, assim como o retorno para os mesmos, fica a critério de cada Coordenação de Curso. Cabe aos responsáveis por cada Curso elaborar sua própria logística de envio e recebimento dos comprovantes, de acordo com as necessidades e estruturação de cada Coordenação.
Referências
DCE/FURG, Diretório Central Dos Estudantes-. DCE-FURG. Blog. Disponível em: <http://dcefurg.blogspot.com.br/>. Acesso em: 23 jan. 2013.