1. Existem encontros presenciais nos cursos a Distância?

O curso de especialização mídias na educação atende a Resolução CNE/CES nº 01, de 08/06/2007, que prevê a realização de provas presenciais e defesa presencial individual de trabalho de conclusão de curso, a realizar-se no polo escolhido pelo aluno. Existem também, encontros presenciais no encerramento de cada etapa do curso (atividades presenciais). As atividades acadêmicas são realizadas no ambiente de interação.

 

2. É possível acessar o conteúdo nos cursos a distância, em qualquer momento?

Sim. O aluno pode e deve acessar o conteúdo escrito, em áudio ou em vídeo, sempre que achar necessário.

 

3. Como é realizado o controle de frequência nos cursos a distância?

O controle de frequência é realizado a partir da realização de atividades propostas nas disciplinas, além da participação nos encontros presenciais, ou em alguma atividade via webconferência, sendo obrigatório, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

4. O curso de mídias na educação oferece algum material Didático para os alunos de Pós-Graduação à Distância?

Os materiais didáticos da Pós-graduação Lato Sensu em mídias na educação são construídos ao longo do processo de aprendizagem. A partir da construção de roteiros de aprendizagem , da participação nos fóruns, da realização de tarefas, o aluno tem a possibilidade de construir o conhecimento com vistas tanto para sua formação, quanto para a aplicação em sua prática docente.

 

5. Que conhecimento em informática são necessários para fazer o curso de especialização em mídias a Distância?

Domínio na utilização de softwares de edição de texto, navegação na internet e conhecimentos básicos na configuração do computador.

 

6. Terei um professor à disposição durante todo o curso a Distância?

No curso a distância os alunos terão o Professor, que é o responsável pela disciplina. Além dele, o aluno contará com a participação e apoio do Tutor a distância e do Tutor presencial, que irão atuar no sentido de facilitar a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sanar dúvidas e realizar o acompanhamento pedagógico durante todo o curso.

 

7. Como serão cursadas as disciplinas do EAD, em paralelo ou uma por vez?

Na modalidade a distância, as disciplinas ocorrem uma por vez, de acordo com o cronograma de aulas disponibilizado na página do curso, no link “Estrutura do Curso”.

 

8. Qual a carga horária e duração do meu curso de Pós-Graduação?

Todas as informações referentes à carga horária e duração do curso podem ser vistas aqui

 

9. É possível fazer transferência de outra instituição para o curso de Pós-Graduação em mídias na educação?

Para os cursos de pós-graduação a distância não é possível realizar transferência de nenhuma outra faculdade. O candidato que já tiver realizado alguma especialização poderá encaminhar seus documentos para análise e possível aproveitamento de créditos.

 

10. É possível aproveitar as disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?

Sim. Isto é possível se você foi regularmente matriculado em algum curso de pós-graduação oferecido por instituição devidamente reconhecida. Para tanto, você deverá solicitar, no ato da matrícula, o aproveitamento de estudos e anexar os seguintes documentos: a) Declaração original da instituição de ensino de origem, constando: carga horária, avaliação, frequência e titulação do professor responsável; b) Plano de Ensino da disciplina ou módulo. O aproveitamento de estudos dependerá de análise da Universidade e será dispensado até no máximo 30% do total da carga horária do curso de interesse.

 

11. O aluno poderá transferir-se de polo uma vez que iniciar os estudos?

Sim. Desde que esteja regularmente matriculado, o aluno deverá formalizar o pedido junto a Secretaria Acadêmica.

 

12. Como é o trabalho de conclusão de curso?

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizado em duplas sob a orientação de um docente designado pela coordenação do curso. Obrigatoriamente os alunos de cursos a Distância deverão realizar a apresentação, no Polo de Apoio Presencial, do Trabalho de Conclusão de Curso em data e horário agendado.

 

13. Em caso de dúvidas sobre a plataforma virtual, material didático, ou situação acadêmica com quem devo entrar em contato?

As dúvidas de ordem acadêmica podem ser dirimidas pelos professores tutores e coordenação do curso. Dúvidas administrativas poderão ser dirimidas pela secretaria no email míEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 32935133

 

14. Qual a diferença entre pós-graduação Stricto Sensu ou Lato Sensu?

Os Programas de Pós-Graduação são oferecidos sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (diposg), e divididos em Stricto Sensu e Lato Sensu. O objetivo do Stricto Sensu é contribuir para o processo de capacitação acadêmico-científico de professores e pesquisadores, e são definidos como Mestrado e Doutorado. O Lato Sensu tem como objetivo contribuir para o processo de capacitação profissional. Estão caracterizados como, Especialização e MBA.

 

15. Qual a diferença entre um curso de Especialização e um MBA?

Os cursos de Lato Sensu poderão ser de Especialização ou MBA, no qual possuem carga horária e objetivos distintos, a saber: Especialização: Carga horária mínima de 360 horas - Tem o objetivo de intensificar o domínio acadêmico-científico e técnico do profissional em determinada área do saber. MBA: Carga horária mínima de 480 horas – Tem o objetivo de capacitar profissionais, com visão de negócios e de mercado.

 

16. Qual é a diferença entre os cursos de pós-graduação EAD e presencial?

A diferença entre o curso realizado a distância e presencial se dá somente pela modalidade e forma de realização do mesmo, no qual no presencial o aluno deverá estar presente no campus no dia e horário especificado de cada curso. O curso a distância o aluno deverá realizar de qualquer local com acesso a internet, as tarefas, práticas leituras etc. É importante salientar que em ambas modalidades o compromisso com educação de qualidade é uma premissa fundamental da FURG.

 

17. Qual é a matriz curricular do meu curso de Pós-Graduação?

A matriz curricular do seu curso pode ser consultada na página da inicial no link “matrix curricular”.

 

18. Tenho interesse em fazer Mestrado. É necessário cursar primeiro a Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização?

Não, os cursos são independentes com objetivos distintos.

 

19. Os cursos de Lato Sensu são reconhecidos?

Embora os cursos lato sensu não se submetam à avaliação sistemática, face às peculiaridades, em especial a mutação dinâmica, ditada por exigências do desempenho profissional, estão sujeitos à avaliação pelos órgãos competentes, por ocasião do recredenciamento da instituição, portanto o credenciamento institucional, e a declaração que o curso atende os requisitos previstos em Resolução do CNE/CES (dados que constarão do registro do certificado) são, independentemente de outra formalidade, indicadores seguros da regularidade do curso.

 

end faq